O ChatGPT já está no top 10% do Enem—evoluindo mais rápido do que você imagina.
As pessoas ainda não perceberam o avanço do ChatGPT. Em 2022, a IA alcançou as seguintes notas no Enem:
- Linguagens: 650,5
- Ciências Humanas: 742
Em 2024, os resultados foram:
- Linguagens: 733,1
- Ciências Humanas: 794
- Redação: 760
E adivinha só? Com essas notas, o ChatGPT se posiciona entre os 10% melhores candidatos no Brasil, possivelmente no top 5%. É isso mesmo: uma IA que supera a maioria dos humanos no exame mais temido do país.
Comparando os dois anos, houve um aumento de aproximadamente 12,7% em Linguagens e 7% em Ciências Humanas. Para contextualizar, a média nacional em Linguagens no Enem 2023 foi de 516,2 pontos, enquanto o ChatGPT obteve 733,1, superando a média humana em cerca de 42%.
(Fonte: O GLOBO)
Apesar de escrever de forma impecável, o ChatGPT ainda carece de personalidade e repertório sociocultural. Por exemplo, ao abordar temas subjetivos como cultura ou ética, a IA pode não contextualizar como um escritor humano faria.
Isso nos leva a duas reflexões:
- O ChatGPT já escreve melhor que muitos brasileiros e está evoluindo rapidamente.
- Confie nele em 90% dos casos, mas mantenha uma dose de ceticismo com qualquer IA.
É preciso ter senso crítico e avaliar as diferentes fontes.
Uma pesquisa recente mostrou que 87,79% dos usuários fecham o ChatGPT após o primeiro chat, E o tempo médio de um visitante é de apenas 59 segundos. Muitas vezes por não saberem como explorar seu potencial. (Fonte: explodingtopics)
Para aproveitar ao máximo, refine seus comandos, interaja e aprenda com o feedback que ele oferece. Assim, você desbloqueia todo o potencial da ferramenta.
E não se esqueça de usar o Framework CLARIFIP: https://www.codigorandomico.com/o-ultimo-framework-para-o-chatgpt-que-voce-vai-precisar/
Quer entender mais sobre como a IA pode transformar sua escrita e estudo? Siga @Código Randômico para acompanhar essa revolução de perto.